quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Para refletir:

'' O lixo de uns, é o luxo de outros ''




Fonte : Googleimagens.com Data: 28/08/2014 15:22

                      Por que reciclar ? ? ?

      *Principais Vantagens

No processo da reciclagem materiais usados e descartados retornam ao seu ciclo de produção ao serem transformados em novos bens de consumo.
É fundamental que a sociedade esteja motivada a reduzir a quantidade de lixo que produz, evitando o desperdício e separando os resíduos recicláveis. Precisamos nos desfazer do lixo produzido de maneira adequada, consciente e responsável para ajudarmos a resgatar o equilíbrio do meio ambiente.
Através da Coleta Seletiva e da reciclagem podemos:
  • Gerar emprego e renda através da comercialização dos resíduos recicláveis;
  • Reduzir a quantidade de lixo despejada em lixões e aterros;
  • Prolongar a vida útil dos aterros sanitários;
  • Reduzir os gastos com a limpeza urbana;
  • Reduzir a exploração dos recursos naturais;
  • Reduzir o consumo de energia;
  • Reduzir a poluição do ar, das águas e do solo;
  • Reduzir a proliferação de doenças.

    *Qualidade de Vida

    Todo o processo que envolve a reciclagem contribui para diversas questões importantes para a nossa qualidade de vida.
    Impacto no meio ambiente
    Quanto mais reciclarmos, menor será o impacto negativo ao meio ambiente. Alguns materiais como o plástico e o metal, por exemplo, demoram mais de 100 anos para se decompor. E, se ficam expostos, podem contaminar vegetação, solo e animais.
    Escassez de recursos naturais
    Cerca de 50% de todo material descartado como lixo pode ser aproveitado ou recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de um novo produto. Dessa forma, reduzimos a quantidade de recursos naturais que são extraídos da natureza.
    Saúde pública
    O lixo jogado a céu aberto, sem nenhuma precaução, é sinônimo de poluição e doenças, tais como: cólera, disenteria, febre tifóide, leptospirose, peste bubônica, entre outras. No Brasil, as doenças causadas pelo lixo matam mais de 4 mil pessoas ao ano. Além disso, o lixo espalhado na cidade entope bueiros, aumentando a incidência de enchentes. Já a queima do lixo lança no ar dezenas de produtos tóxicos, que variam da fuligem (que afeta os pulmões) às cancerígenas dioxinas (resultantes da queima de plásticos).
    Inclusão social.
    Impossibilitados de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho devido ao seu baixo nível educacional ou falta de oportunidade, algumas pessoas encontram na coleta seletiva uma forma de sobreviver e sustentar suas famílias dignamente. Com esse trabalho eles conseguem arrecadar, em média, de um a dois salários mínimos por mês ou até mais.

    *Coleta Seletiva

    Nas três últimas décadas, com o aumento da produção de embalagens e produtos descartáveis, a produção de lixo atingiu índices significativos.
    A busca por matérias primas de baixo custo fez com que o lixo perdesse o caráter pejorativo e começasse a ser considerado um resíduo reaproveitável.
    No processo da reciclagem materiais usados e descartados retornam ao seu ciclo de produção ao serem transformados em novos bens de consumo.
    Através da Coleta Seletiva, faz-se a separação prévia do material reciclável, do material orgânico, o que torna mais fácil e eficiente a recuperação dos resíduos.
    Todo esse processo contribui para diversas questões importantes para a nossa qualidade de vida.

    *Materiais Recicláveis

    Quais são os materiais coletados pelo Instituto Doe Seu Lixo?




 Então, Recicle ! ! ! E conheça o instituto Doe seu lixo !
 Fonte : http://www.doeseulixo.org.br 15:02 28/08/2014

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Vamos ajudar o nosso bairro! Jogue o lixo nas lixeiras e ajude o nosso planeta !!!
Fonte : Googleimagens.br/lixo-na-lixeira 15:17

Para pensar, vamos reciclar !!! Vamos mudar o mundo ! #vivareciclagem

Fonte da imagem: Googleimagens.br 15:04

Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordens sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a forçado apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência.
Através da demonstração do consumo e do desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social do indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro,numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa ideia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.
Esse curta-metragem é o princípio de todo o estudo sobre o lixo. Reflita. Vale a pena assistir !


Fonte: http://filmesbarsileiros.net/ilha-das-flores/ 14/08/2014 14:59